![]() |
| Buck Rogers (Original version) |
![]() |
| Buck Rogers (70's version) |





+Frazetta+-+007.jpg)
+Frazetta+-+010.jpg)
Buck Rogers foi criado pelo escritor Philip Francis Nowlan, no ano de 1928, para uma revista de ficção cientifica chamada Amazing Stories e, nesta sua primeira aparição (que era apenas escrita), ele era chamado de Anthony Rogers. A modificação do seu nome só aconteceu quando ele passou a ser publicado em forma de quadrinhos. Essa alteração foi feita a pedido de John F. Dille (presidente do National Newspaper Service Syndicate), que não gostava do primeiro nome do personagem. Diziam na época que Dille o chamou assim por causar do ator de filmes de dos anos 20: Buck Jones.
Em 7 de janeiro de 1929, aparecia pela primeira vez, nas histórias em quadrinhos, Buck Rogers, o primeiro personagem de comics que representou o mundo da ficção cientifica. Logo de inicio, tornou-se popular entre os jovens leitores da época e, em pouco tempo, era lido por todas as pessoas que consumiam o jornais em que apareciam as suas tiras. Foi um herói de tanto sucesso que, de uma tira semanal (publicada todos os domingos em jornais), passou no ano seguinte a ser diária, de um sucesso estrondoso que gerou cine-series, brinquedos e inúmeros produtos.
Com o sucesso de Rogers, o sindicato de tiras concorrente encomendou ao jovem artista Alex Raymond um personagem similar. E, assim nasceu Flash Gordon, que iria competir de igual para igual com ele. Tanto Buck Rogers como Gordon se tornaram febre entre os jovens e, em pouco tempo, fariam parte da cultura do povo americano.
Como todas as historias em quadrinhos publicada em jornais dos anos 20 e 30, o personagem Buck Rogers foi reimpresso anos a fio em grandes comics books de luxo, que se tornaram pelo mundo artigos disputados por muitos colecionadores.
Em 1958, a equipe que produzia a tira, desde 1929, teve uma desavença com o sindicato e, por isso, foi substituída por outra que publicou Buck Rogers até 1967, quando a tira foi finalmente encerrada.
Mas para muitas gerações de ontem e de agora, o século 25 só tem um grande herói que é Buck Rogers e seu nome ecoa pelas vastidões do espaço sideral.